quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Começam as Oficinas do Fab Social

Foi realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro a primeira oficina de Fab Social em Guarulhos, no CEU Pimentas. Durante dois dias cerca de 20 pessoas puderam conhecer o software Scratch, que permite que se trabalhe com diversos modos de criação e programação, inclusive controlando máquinas que produzem o que foi elaborado virtualmente.
O Scratch é uma software gratuito criado no no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.  


Alex e alunos durante a oficina

É um software simplificado, no qual o usuário encaixa blocos com comandos e cria em tempo real aplicações a partir dos passos que descreve com os blocos. É uma maneira de trazer conceitos de informática de alto-nível para usuários leigos, pois os comandos presentes nos blocos são praticamente os mesmos que são utilizados em lógica de programação para que desenvolvedores.

Robert Kaiser durante a oficina

Quem ministra as oficinas é Alex Garcia, que encabeça o projeto Fab Cidadania na Prefeitura de Guarulhos. O Fab Cidadania leva o conceito de Fab Lab para o público em geral. 
Fab Lab é a abreviação de Fabrication Laboratory. São centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos. 

Animação criada por aluno durante a oficina

O foco dos Fab Labs é a invenção e a inovação: os laboratórios fornecem acesso fácil e democrático às ferramentas que realizam protótipos com rapidez e baixo custo. Em síntese, os Fab Labs trazem a possibilidade de pessoas comuns não apenas aprenderem sobre ciência, design e engenharia, mas também utilizarem máquinas e materializarem suas próprias criações. (Fonte: Fab Lab SP).


Projeto de uma cadeira feito em software: suas peças são
produzidas separadamente e depois ela é montada 

Nas oficinas realizadas nos CEUS os alunos tem a oportunidade de desenhar uma cadeira e testá-la, de forma a ver se ela tem equilíbrio e é anatômica. Depois o projeto final é produzido em miniatura, por uma máquina que corta folhas de MDF, mostrando a eles princípios de robótica, isto é, como software e hardware trabalham em conjunto.

Alunos aprendendo sobre o funcionamento de máquinas

Eles também aprendem lógica de programação, usando sequências de blocos de ações para  montar animações e jogos. Assim eles aprendem que o computador não tem inteligência ou vontade própria, mas só faz o que é programado para fazer, e que eles podem programá-lo se quiserem.

Máquina que produz em plástico os objetos criados em software

A aula de programação recebe o apoio do técnico do Departamento de Informática e Telecomunicações Robert Kaiser. 

Neste sábado, dia 1o de março, Alex vai estar ainda no CEU Pimentas para apresentar o Fab Cidadania para todos os interessados. Se gostou do projeto não deixe de ir lá conhecer.
Nos próximos meses a oficina será realizada nos outros CEUs da cidade. Aguarde a programação.

Saiba mais sobre o Fab Lab:
Fab Lab São Paulo http://fablabsp.org/fablabsp/
Fab Lab Brasil http://fablabbrasil.org/
Conheça e baixe o Scratch: http://scratch.mit.edu/ (há tradução para o português na página).
Mais informações com Alex Garcia: alexgarcia@fablab.brasil.org , alexangelo@guarulhos.sp.gov.br e o telefone (55) (11) 2475-8610 (Falar com Alex Garcia).
CEU Pimentas: Estrada do Caminho Velho 351 – Pimentas

Um comentário:

  1. Parabéns à Todos os Envolvidos Neste Maravilhoso Projeto!!! Existe até um movimento nós Estados Unidos, encabeçado pelos Intelectuais da Informatica; Para que seja ensinado linguagens de programação nas escolas. Eu acredito que seria muito para desenvolver o Raciocínio Lógico das Crianças, Jovens e Adolescentes.

    ResponderExcluir

A sua participação é muito importante!
Por questões morais e éticas avaliaremos a sua postagem para depois publicá-la!
Muito obrigado!